Formação Pedagógica inicial de formadores – CCP

CCP

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ENQUADRAMENTO


O Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores vem dar resposta ao definido na Portaria nº
214/2011, de 30 de maio que estabelece o regime da formação e certificação de competências
pedagógicas dos formadores que desenvolvem a sua atividade no âmbito do Sistema Nacional de
Qualificações. Desta forma, para o exercício da função de formador é exigida pelo Instituto do
Emprego e Formação Profissional a frequência do curso de Formação Pedagógica Inicial de
Formadores. A MEDIÁTICA é uma entidade formadora com a autorização de funcionamento n.º
C4040001.

REQUISITOS DE FREQUÊNCIA E CRITÉRIOS DE SELECÇÃO

Requisitos de Frequência
Ao nível dos requisitos de frequência para o curso foram definidos os seguintes:

Todos/as os/as candidatos/as ao CCP – Certificado de Competências Pedagógicas deverão ter:

  1. Qualificação de nível superior;
  2. Em casos excecionais, será elegível uma qualificação de nível não superior, desde que
    corresponda, pelo menos, ao 12.º ano de escolaridade concluído com aproveitamento e uma
    experiência profissional comprovada de, no mínimo, cinco anos. As declarações devem ser
    emitidas pela entidade empregadora ou, em caso de desemprego, deverá ser assinado um
    compromisso de honra fazendo-o acompanhar com a declaração da segurança social
    comprovando os anos de descontos.
  3. Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer
    ou outro browser.

CERTIFICAÇÃO

1. Esta formação confere a atribuição do CCP – Certificado de Competências Pedagógicas, permitindo
acesso à atividade de Formador Certificado. De acordo com a portaria nº 214/2011 de 30 de maio, a
emissão do Certificado de Competências Pedagógicas é da responsabilidade do IEFP – Instituto do
Emprego e Formação Profissional, sendo feita de forma automática e por via eletrónica através do
Portal NetForce, após:

  • – O registo e validação das classificações finais dos candidatos que obtiveram aproveitamento, pela
    entidade onde se realizou a formação ou o processo de reconhecimento, validação e certificação de
    competências pedagógicas;
  • – A realização do pagamento inerente aos encargos de emissão do Certificado de Competências
    Pedagógicas, pelos formandos de acordo com previstos no 11º Artigo.

2. Não obstante do disposto nas alíneas anteriores, é disponibilizado o certificado de conclusão,
emitido pela MEDIÁTICA – Certificado de formação profissional emitido de acordo com a portaria nº
474/2010, de 8 de Julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no
âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de
Dezembro. Após emissão dos certificados de formação profissional é gerada na plataforma SIGO –
Sistema de Informação e Gestāo da Oferta Educativa e Formativa, a inscrição do formando no
PASSAPORTE QUALIFICA

 

EQUIPA FORMATIVA

Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

 

DIREÇÃO PEDAGÓGICA

Dra. Ana Monteiro

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Formação Pedagógica inicial de formadores – CCP
90 Horas
ESTRUTURA PROGRAMÁTICA

1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)

Formador: Contextos de Intervenção;

Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.

2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)

Preparação e Concretização das Simulações;

Análise e Projeto de Melhoria.

3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)

Comunicação e Comportamento Relacional;

Diversidade no Contexto de Formação.

4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)

Métodos e Técnicas Pedagógicas;

Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.

5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)

Competências e Objetivos Operacionais;

Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.

6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)

Exploração de Recursos Didáticos;

Construção de Apresentações Multimédia.

7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)

Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;

Comunidades Virtuais de Aprendizagem.

8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)

Avaliação Quantitativa e Qualitativa;

Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.

9. Simulação Pedagógica Final (10h)

Preparação e Concretização das Simulações;

Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.


Observações:

No desenvolvimento da formação em B- Learning e de acordo com o regulamento da FPIF:

a) Cada módulo exige uma sessão presencial de, pelo menos, duas horas. A sessão inicial da acção será sempre presencial.

b) Realização de uma sessão síncrona por módulo;

c) Realização obrigatória dos módulos 2 e 9 relativos às simulações inicial e final exclusivamente em sessões presenciais. 

OBJETIVO GERAL

O CCP visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, aplicáveis na sua prática.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

No final da ação de formação, os formandos deverão ter a capacidade de:

✓ Avaliar o perfil do papel do formador face ao contexto geral da formação profissional em Portugal;

✓ Caraterizar os contextos/sistemas da formação profissional em Portugal;

✓ Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;

✓ Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;

✓ Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;

✓ Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação e instrumentos de gestão de uma organização;

✓ Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa.

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Inscrito: 0 estudantes
Duração: 90 Horas
Sessões de Formação: 1