FCMTCC – Formação Complementar para Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças
21 Horas | 160 €
A Mediática – Tecnologias para a Educação, em parceria com a Planeta Informático Lda, promove a Formação Complementar para Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças, curso reconhecido pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP
DESTINATÁRIOS
O curso de Formação Complementar de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças é dirigido a indivíduos possuidores de Cartão emitido pelo IMTT, IP para condução de Transporte Coletivo de Crianças em Fase de Renovação.
CERTIFICADOS
Será considerada frequência com aproveitamento sempre que o formando obtenha uma
classificação final igual ou superior a 3 valores (numa escala de 1 a 5 valores) e tenha
registado uma frequência efetiva igual ou superior a 80% da carga horária total do curso.
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de
Formação Profissional com uma nota final global resultante da média ponderada da
avaliação de cada um dos módulos.
O direito ao certificado implica:
-
- A avaliação em todos os módulos;
- A obtenção de aproveitamento na avaliação contínua;
- A assiduidade ser igual ou superior a 80% do total de horas da ação de formação;
– O comportamento adequado.
O Certificado será emitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de Julho, a qual
estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema
Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro, se
destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada
não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.
EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Ana Monteiro
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Helena Ferreira
Dra. Susana Teixeira
ESTRUTURA PROGRAMÁTICA
- Módulo 1 - Prevenção Rodoviária (3 horas)
- Principais problemas:
- Comportamentos inadequados;
- Falta de educação cívica;
- Deficiente coordenação nas actividades das várias entidades;
- Insuficiente conhecimento das causas da sinistralidade;
- Insuficiente preparação técnica por parte dos intervenientes no sistema;
- Infra-estrutura rodoviária com deficiências;
- Manobras causadoras de acidentes:
- Mudança de via de trânsito;
- Cedência de passagem;
- Ultrapassagem;
- Inversão do sentido de marcha;
- Marcha-atrás;
- Paragem e estacionamento;
- Tomada e largada da criança:
- Recintos e locais devidamente assinalados;
- Sinalização de paragem nos locais específicos;
- Criança peão;
- Criança passageiro;
- Eficiência dos sistemas de retenção:
- Cadeirinha voltada para trás;
- Cadeirinha voltada para a frente;
- Cinto de segurança;
- Cinto de segurança utilizado por um adulto;
- Sistema de retenção;
- Sistema de retenção para criança;
- Cuidados a ter na compra das cadeirinhas:
- Etiqueta de aprovação;
- Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel;
- Cadeiras 0-13 Kg;
- Cadeiras 0-18 Kg;
- Instruções de utilização e limpeza;
- Cadeiras 9-18 Kg;
- Cadeiras 9-36 Kg e 15-36 Kg;
- o Acidentes de TCC de 2003 a 2011:
- Diminuição dos acidentes graves provenientes da formação obrigatória a partir de 2007;
Módulo 2 - Legislação Rodoviária (2 horas)
- Transporte coletivo de passageiros;
- Limites de velocidade;
- Cruzamentos, entroncamentos e rotundas;
- Ultrapassagens e mudanças de direção;
- Paragem e estacionamento;
- Algumas regras especiais de segurança;
- Acidentes e avarias;
- Habilitação legal para conduzir;
- Responsabilidade;
- Procedimentos e fiscalização.
Módulo 3 - Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças (3 horas)
- Licenciamento da atividade;
- Requisitos de acesso e desenvolvimento da atividade
- Segurança no transporte:
- Lotação;
- Cintos de segurança e sistemas de retenção;
- Portas e janelas;
- Tomada e largada de passageiros;
- Fiscalização;
- Contra-ordenações;
- Algumas recomendações do IMTT, IP.
Módulo 4 - Teoria e Prática da Condução (2 horas)
- Acidentes:
- Factores determinantes e factores concorrentes;
- A falha humana como principal factor dominante do acidente;
- Elementos de segurança:
- Passiva e activa;
- Cinto de segurança, air-bag e encosto de cabeça;
- Distâncias de reacção, de travagem, de paragem e de segurança:
- Principais factores que as influenciam;
- Comportamento em caso de acidente:
- Precauções, sinalização, remoção e alarme;
- Estudo de casos de condução;
- Utilização de técnicas de condução defensiva;
- O comportamento a adoptar pelo condutor em casos de emergência:
- Falha de travões;
- Rebentamento de um pneu;
- Acelerador preso;
- Quebra de pára-brisas;
- Paragem de emergência;
- Saída do veículo em caso de força maior;
Módulo 5 - Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista (2 horas)
- o Função do motorista no transporte de crianças:
- As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária;
- A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta;
- Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos;
- Aspetos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças:
- Estabilidade emocional;
- Responsabilidade;
- Capacidade de decisão;
- Capacidade de resistência à frustração;
- Competências relacionais e sociais;
- Motivação para a função de motorista;
- Atitudes face à segurança rodoviária:
- Factores que diminuem o tempo de reacção;
- Álcool, medicamentos e substâncias psicotrópicas;
- Fadiga;
- Doenças crónicas;
- Telemóvel;
- Ruído das crianças;
- Estratégias de prevenção de acidentes.
Módulo 6 - Primeiros Socorros (7 horas)
- Identificar princípios gerais de socorrismo;
- Uniformizar procedimentos relativos à prestação de primeiros socorros;
- Intervir em situações de emergência;
- Relacionar situações de suporte básico de vida;
- Prevenir e atuar em situações de emergência.
Módulo 7 - Relacionamento Interpessoal (2 horas)
- Conceitos que caracterizam a comunicação:
- Processo comunicacional e seus elementos;
- Leis da comunicação;
- Barreiras comunicacionais;
- Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias;
- Estilos de relacionamento interpessoal:
- O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo;
- Treino assertivo;
- A assertividade e o relacionamento com as crianças e respetivas famílias;
OBJECTIVO GERAL
Dotar os formandos de saberes teórico-práticos que lhes permitam aperfeiçoar e reciclar os conhecimentos dos profissionais que atuam no transporte coletivo de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de Novembro.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
No final da formação os formandos devem ser capazes de:
Ao nível da prevenção rodoviária
- Reflectir sobre a problemática da falta de segurança no transporte de crianças;
- Relembrar o conceito de Transporte Colectivo de Crianças (TCC):
- Identificar e aplicar as principais obrigações inerentes ao TCC – tacógrafo, raquetes de sinalização, colete retrorreflector, o vigilante, o veículo e a importância da sua manutenção;
- Relembrar as principais manobras causadoras de acidentes e aplicar comportamentos que as evitem;
- Relembrar as fragilidades a que estão sujeitas as crianças e jovens ao assumir o papel de peão e passageiro;
- Relembrar a importância da sua actividade, na medida em que os seus passageiros – crianças e jovens – requerem atenções especiais:
- Necessidade de uma preparação e formação específicas no cumprimento da actividade, de forma a garantir condições de segurança;
- As estatísticas dos acidentes de viação;
- A necessidade de educação rodoviária;
- As manobras associadas ao elevado número de acidentes com vítimas;
- A influência da correcta tomada e largada de crianças na segurança das mesmas;
- Relembrar os principais cuidados a ter na aquisição de um sistema de retenção.
Ao nível da Legislação Rodoviária
- Recordar o conceito de transporte colectivo de crianças (TCC);
- Recordar os limites máximos de velocidade permitidos por lei;
- Recapitular as regras de trânsito relativas às manobras de ultrapassagem, mudança de direcção, circulação em rotundas, entroncamentos e cruzamentos, paragem e estacionamento;
- Identificar algumas regras especiais de segurança;
- Recordar a importância dos procedimentos a seguir no caso de avaria e acidente;
- Dominar a obrigatoriedade da habilitação legal para conduzir e os procedimentos de fiscalização legais existentes;
- Reconhecer o conjunto de responsabilidades inerentes ao exercício da profissão de motorista de transporte colectivo de passageiros.
Ao nível da Legislação Sobre Transporte Escolar/Crianças
- Recordar o procedimento a seguir para o licenciamento da actividade de transporte colectivo de crianças;
- Identificar os requisitos necessários para o acesso e desenvolvimento da actividade de motorista de transporte colectivo de crianças;
- Relembrar a importância da obrigação legal de transportar crianças em segurança;
- Recapitular os mecanismos de fiscalização existentes para a actividade de transporte colectivo de crianças;
- Recordar o conceito de contra-ordenação e reconhecer as consequências da verificação contra-ordenações no âmbito do transporte colectivo de crianças;
- Identificar as regras básicas para o transporte colectivo de crianças emanadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestre (IMTT).
Ao nível da Teoria e Prática da Condução
- Recordar e compreender os principais factores que estão na origem dos acidentes de viação;
- Recapitular e compreender o funcionamento dos principais elementos de segurança passiva e activa;
- Analisar casos concretos de condução sugerindo atitudes e comportamentos adequados à situação;
- Comentar as técnicas de condução defensiva;
- Interpretar a importância da saída do veículo em caso de força maior e procedimentos a aplicar nessas situações.
Ao nível dos Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista
- Descrever as capacidades cognitivas das crianças no que respeita a condutas de segurança rodoviária;
- Descrever a importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo comportamental das crianças;
- Descrever as atitudes e os comportamentos de prevenção adequados às capacidades cognitivas das crianças;
- Explicitar os aspectos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças;
- Descrever os factores que diminuem o tempo de reacção e as atitudes de prevenção de acidentes decorrentes desses fatores.
- Ao nível dos Primeiros Socorros
- Primeiros socorros/socorrista;
- Higiene e segurança;
- Técnicas e equipamentos;
- Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS);
- Prevenção e tratamento de situações de emergência.
- Ao nível Relacionamento Interpessoal
- Recordar os elementos que compõem o processo comunicacional;
- Descrever as principais leis e as barreiras que ditam e limitam a comunicação;
- Reconhecer, citando os comportamentos que potenciam a criação de um clima empático com os clientes, ou seja, com as crianças e respectivas famílias;
- Comentar os diferentes estilos de relacionamento interpessoal quanto aos objectivos, comportamentos habituais, causas e consequências a nível laboral;
- Dar respostas assertivas efectuando a análise DEEC (método de Bower para o treino assertivo);
- Explicar o efeito da comunicação assertiva no relacionamento interpessoal com as crianças e famílias.