FCMTCC – Formação Complementar para Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças

A Mediática – Tecnologias para a Educação, em parceria com a Planeta Informático Lda, promove a Formação Complementar para Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças, curso reconhecido pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP

DESTINATÁRIOS
O curso de Formação Complementar de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças é dirigido a indivíduos possuidores de Cartão emitido pelo IMTT, IP para condução de Transporte Coletivo de Crianças em Fase de Renovação.

CERTIFICADOS

Será considerada frequência com aproveitamento sempre que o formando obtenha uma
classificação final igual ou superior a 3 valores (numa escala de 1 a 5 valores) e tenha
registado uma frequência efetiva igual ou superior a 80% da carga horária total do curso.

A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de
Formação Profissional com uma nota final global resultante da média ponderada da
avaliação de cada um dos módulos.

O direito ao certificado implica:

    • A avaliação em todos os módulos;
    • A obtenção de aproveitamento na avaliação contínua;
    • A assiduidade ser igual ou superior a 80% do total de horas da ação de formação;
      – O comportamento adequado.

O Certificado será emitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de Julho, a qual
estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema
Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro, se
destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada
não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.

EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Ana Monteiro

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Helena Ferreira
Dra. Susana Teixeira

1
Formação Complementar para Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças
21 Horas

ESTRUTURA PROGRAMÁTICA

- Módulo 1 - Prevenção Rodoviária (3 horas)

  • Principais problemas:
  • Comportamentos inadequados;
  • Falta de educação cívica;
  • Deficiente coordenação nas actividades das várias entidades;
  • Insuficiente conhecimento das causas da sinistralidade;
  • Insuficiente preparação técnica por parte dos intervenientes no sistema;
  • Infra-estrutura rodoviária com deficiências;
  • Manobras causadoras de acidentes:
  • Mudança de via de trânsito;
  • Cedência de passagem;
  • Ultrapassagem;
  • Inversão do sentido de marcha;
  • Marcha-atrás;
  • Paragem e estacionamento;
  • Tomada e largada da criança:
  • Recintos e locais devidamente assinalados;
  • Sinalização de paragem nos locais específicos;
  • Criança peão;
  • Criança passageiro;
  • Eficiência dos sistemas de retenção:
  • Cadeirinha voltada para trás;
  • Cadeirinha voltada para a frente;
  • Cinto de segurança;
  • Cinto de segurança utilizado por um adulto;
  • Sistema de retenção;
  • Sistema de retenção para criança;
  • Cuidados a ter na compra das cadeirinhas:
  • Etiqueta de aprovação;
  • Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel;
  • Cadeiras 0-13 Kg;
  • Cadeiras 0-18 Kg;
  • Instruções de utilização e limpeza;
  • Cadeiras 9-18 Kg;
  • Cadeiras 9-36 Kg e 15-36 Kg;
  • o Acidentes de TCC de 2003 a 2011:
  • Diminuição dos acidentes graves provenientes da formação obrigatória a partir de 2007;

Módulo 2 - Legislação Rodoviária (2 horas)

  • Transporte coletivo de passageiros;
  • Limites de velocidade;
  • Cruzamentos, entroncamentos e rotundas;
  • Ultrapassagens e mudanças de direção;
  • Paragem e estacionamento;
  • Algumas regras especiais de segurança;
  • Acidentes e avarias;
  • Habilitação legal para conduzir;
  • Responsabilidade;
  • Procedimentos e fiscalização.

Módulo 3 - Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças (3 horas)

  • Licenciamento da atividade;
  • Requisitos de acesso e desenvolvimento da atividade
  • Segurança no transporte:
  • Lotação;
  • Cintos de segurança e sistemas de retenção;
  • Portas e janelas;
  • Tomada e largada de passageiros;
  • Fiscalização;
  • Contra-ordenações;
  • Algumas recomendações do IMTT, IP.

Módulo 4 - Teoria e Prática da Condução (2 horas)

  • Acidentes:
  • Factores determinantes e factores concorrentes;
  • A falha humana como principal factor dominante do acidente;
  • Elementos de segurança:
  • Passiva e activa;
  • Cinto de segurança, air-bag e encosto de cabeça;
  • Distâncias de reacção, de travagem, de paragem e de segurança:
  • Principais factores que as influenciam;
  • Comportamento em caso de acidente:
  • Precauções, sinalização, remoção e alarme;
  • Estudo de casos de condução;
  • Utilização de técnicas de condução defensiva;
  • O comportamento a adoptar pelo condutor em casos de emergência:
  • Falha de travões;
  • Rebentamento de um pneu;
  • Acelerador preso;
  • Quebra de pára-brisas;
  • Paragem de emergência;
  • Saída do veículo em caso de força maior;

Módulo 5 - Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista (2 horas)

  • o Função do motorista no transporte de crianças:
  • As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária;
  • A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta;
  • Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos;
  • Aspetos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças:
  • Estabilidade emocional;
  • Responsabilidade;
  • Capacidade de decisão;
  • Capacidade de resistência à frustração;
  • Competências relacionais e sociais;
  • Motivação para a função de motorista;
  • Atitudes face à segurança rodoviária:
  • Factores que diminuem o tempo de reacção;
  • Álcool, medicamentos e substâncias psicotrópicas;
  • Fadiga;
  • Doenças crónicas;
  • Telemóvel;
  • Ruído das crianças;
  • Estratégias de prevenção de acidentes.

Módulo 6 - Primeiros Socorros (7 horas)

  • Identificar princípios gerais de socorrismo;
  • Uniformizar procedimentos relativos à prestação de primeiros socorros;
  • Intervir em situações de emergência;
  • Relacionar situações de suporte básico de vida;
  • Prevenir e atuar em situações de emergência.

Módulo 7 - Relacionamento Interpessoal (2 horas)

  • Conceitos que caracterizam a comunicação:
  • Processo comunicacional e seus elementos;
  • Leis da comunicação;
  • Barreiras comunicacionais;
  • Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias;
  • Estilos de relacionamento interpessoal:
  • O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo;
  • Treino assertivo;
  • A assertividade e o relacionamento com as crianças e respetivas famílias;

OBJECTIVO GERAL

Dotar os formandos de saberes teórico-práticos que lhes permitam aperfeiçoar e reciclar os conhecimentos dos profissionais que atuam no transporte coletivo de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de Novembro.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

No final da formação os formandos devem ser capazes de:

Ao nível da prevenção rodoviária

  • Reflectir sobre a problemática da falta de segurança no transporte de crianças;
  • Relembrar o conceito de Transporte Colectivo de Crianças (TCC):
  • Identificar e aplicar as principais obrigações inerentes ao TCC – tacógrafo, raquetes de sinalização, colete retrorreflector, o vigilante, o veículo e a importância da sua manutenção;
  • Relembrar as principais manobras causadoras de acidentes e aplicar comportamentos que as evitem;
  • Relembrar as fragilidades a que estão sujeitas as crianças e jovens ao assumir o papel de peão e passageiro;
  • Relembrar a importância da sua actividade, na medida em que os seus passageiros – crianças e jovens – requerem atenções especiais:
  • Necessidade de uma preparação e formação específicas no cumprimento da actividade, de forma a garantir condições de segurança;
  • As estatísticas dos acidentes de viação;
  • A necessidade de educação rodoviária;
  • As manobras associadas ao elevado número de acidentes com vítimas;
  • A influência da correcta tomada e largada de crianças na segurança das mesmas;
  • Relembrar os principais cuidados a ter na aquisição de um sistema de retenção.

Ao nível da Legislação Rodoviária

  • Recordar o conceito de transporte colectivo de crianças (TCC);
  • Recordar os limites máximos de velocidade permitidos por lei;
  • Recapitular as regras de trânsito relativas às manobras de ultrapassagem, mudança de direcção, circulação em rotundas, entroncamentos e cruzamentos, paragem e estacionamento;
  • Identificar algumas regras especiais de segurança;
  • Recordar a importância dos procedimentos a seguir no caso de avaria e acidente;
  • Dominar a obrigatoriedade da habilitação legal para conduzir e os procedimentos de fiscalização legais existentes;
  • Reconhecer o conjunto de responsabilidades inerentes ao exercício da profissão de motorista de transporte colectivo de passageiros.

Ao nível da Legislação Sobre Transporte Escolar/Crianças

  • Recordar o procedimento a seguir para o licenciamento da actividade de transporte colectivo de crianças;
  • Identificar os requisitos necessários para o acesso e desenvolvimento da actividade de motorista de transporte colectivo de crianças;
  • Relembrar a importância da obrigação legal de transportar crianças em segurança;
  • Recapitular os mecanismos de fiscalização existentes para a actividade de transporte colectivo de crianças;
  • Recordar o conceito de contra-ordenação e reconhecer as consequências da verificação contra-ordenações no âmbito do transporte colectivo de crianças;
  • Identificar as regras básicas para o transporte colectivo de crianças emanadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestre (IMTT).

Ao nível da Teoria e Prática da Condução

  • Recordar e compreender os principais factores que estão na origem dos acidentes de viação;
  • Recapitular e compreender o funcionamento dos principais elementos de segurança passiva e activa;
  • Analisar casos concretos de condução sugerindo atitudes e comportamentos adequados à situação;
  • Comentar as técnicas de condução defensiva;
  • Interpretar a importância da saída do veículo em caso de força maior e procedimentos a aplicar nessas situações.

Ao nível dos Aspetos Psicossociológicos da Função de Motorista

  • Descrever as capacidades cognitivas das crianças no que respeita a condutas de segurança rodoviária;
  • Descrever a importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo comportamental das crianças;
  • Descrever as atitudes e os comportamentos de prevenção adequados às capacidades cognitivas das crianças;
  • Explicitar os aspectos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças;
  • Descrever os factores que diminuem o tempo de reacção e as atitudes de prevenção de acidentes decorrentes desses fatores.
  • Ao nível dos Primeiros Socorros
  • Primeiros socorros/socorrista;
  • Higiene e segurança;
  • Técnicas e equipamentos;
  • Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS);
  • Prevenção e tratamento de situações de emergência.
  • Ao nível Relacionamento Interpessoal
  • Recordar os elementos que compõem o processo comunicacional;
  • Descrever as principais leis e as barreiras que ditam e limitam a comunicação;
  • Reconhecer, citando os comportamentos que potenciam a criação de um clima empático com os clientes, ou seja, com as crianças e respectivas famílias;
  • Comentar os diferentes estilos de relacionamento interpessoal quanto aos objectivos, comportamentos habituais, causas e consequências a nível laboral;
  • Dar respostas assertivas efectuando a análise DEEC (método de Bower para o treino assertivo);
  • Explicar o efeito da comunicação assertiva no relacionamento interpessoal com as crianças e famílias.

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Inscrito: 0 estudantes
Duração: 21 Horas
Sessões de Formação: 1