FIMTCC – Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças
35 Horas | 195 €
A Mediática – Tecnologias para a Educação, em parceria com a Planeta Informático Lda, promove a Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças, curso reconhecido pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP
DESTINATÁRIOS
Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, com habilitação legal para conduzir, na categoria na qual pretende ser certificado, e experiência de condução de, pelo menos, dois anos que desempenham ou pretendam vir a desempenhar as funções de motorista de transporte coletivo de crianças.
CERTIFICADOS
Será considerada frequência com aproveitamento sempre que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a 3 valores (numa escala de 1 a 5 valores) e tenha registado uma frequência efetiva igual ou superior a 80% da carga horária total do curso. A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final global resultante da média ponderada da avaliação de cada um dos módulos.
O direito ao certificado implica:
- A avaliação em todos os módulos;
- A obtenção de aproveitamento na avaliação contínua;
- A assiduidade ser igual ou superior a 80% do total de horas da ação de formação;
- O comportamento adequado.
O Certificado será emitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de Julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro, se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.
EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Ana Monteiro
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Helena Ferreira
Dra. Susana Teixeira
Prevenção Rodoviária – 10 Horas
- Principais problemas
- Comportamentos inadequados
- Falta de educação cívica
- Deficiente coordenação nas actividades das várias entidades
- Insuficiente conhecimento das causas da sinistralidade
- Insuficiente preparação técnica por parte dos intervenientes no sistema
- Infra-estrutura rodoviária com deficiências
- Experiência na condução
- Formação do candidato a TCC
- Forma de conduzir
- Técnica
- Comportamental
- Manobras causadoras de acidentes
- Mudança de via de trânsito
- Cedência de passagem
- Ultrapassagem
- Inversão do sentido de marcha
- Marcha-atrás
- Paragem e estacionamento
- Tomada e largada da criança
- Recintos e locais devidamente assinalados
- Sinalização de paragem nos locais específicos
- Criança peão
- Criança passageiro
- Eficiência dos sistemas de retenção
- Cadeirinha voltada para trás
- Cadeirinha voltada para a frente
- Cinto de segurança
- Cinto de segurança utilizado por um adulto
- Sistema de retenção
- Sistema de retenção para criança
- Cuidados a ter na compra das cadeirinhas
- Etiqueta de aprovação
- Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel
- Cadeiras 0-13 Kg
- Cadeiras 0-18 Kg
- Instruções de utilização e limpeza
- Cadeiras 9-18 Kg
- Cadeiras 9-36 Kg e 15-36 Kg
- Acidentes de TCC de 2003 a 2012
Legislação Rodoviária – 4 Horas
- Transporte colectivo de passageiros
- Limites de velocidade
- Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
- Ultrapassagens e mudanças de direcção
- Paragem e estacionamento
- Algumas regras especiais de segurança
- Acidentes e avarias
- Habilitação legal para conduzir
- Responsabilidade
- Procedimentos e fiscalização
Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças – 3 Horas
- Licenciamento da actividade
- Resquisitos de acesso e desenvolvimento da actividade
- Segurança no transporte
- Lotação
- Cintos de segurança e sistemas de retenção
- Portas e janelas
- Tomada e largada de passageiros
- Fiscalização
- Contra-ordenações
- Algumas recomendações da Direcção Geral de Viação
Teoria e Prática da Condução – 7 Horas
- Acidentes
- Factores determinantes e factores concorrentes
- A falha humana como principal factor dominante do acidente
- Elementos de segurança
- Passiva e activa
- Cinto de segurança, air-bag e encosto de cabeça
- Distâncias – de reacção, de travagem, de paragem e de segurança
- Principais factores que as influenciam
- Comportamento em caso de acidente
- Precauções, sinalização, remoção e alarme
- Estudo de casos de condução
- Utilização de técnicas de condução defensiva
- O comportamento a adoptar pelo condutor em casos de emergência:
- Falha de travões
- Rebentamento de um pneu
- Acelerador preso
- Quebra de pára-brisas
- Paragem de emergência
- Saída do veículo em caso de força maior
Aspectos Psicosociológicos da Função de Motorista – 2 Horas
- Função do motorista no transporte de crianças.
- As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária.
- A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta.
- Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos.
- Aspectos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças
- Estabilidade emocional.
- Responsabilidade.
- Capacidade de decisão.
- Capacidade de resistência à frustração.
- Competências relacionais e sociais.
- Motivação para a função de motorista.
- Atitudes face à segurança rodoviária.
- Factores que diminuem o tempo de reacção.
- Álcool, medicamentos e substâncias psicotrópicas.
- Fadiga.
- Doenças crónicas.
- Telemóvel.
- Ruído das crianças.
- Estratégias de prevenção de acidentes.
- Primeiros Socorros – 7 Horas
- Primeiros socorros/socorrista
- Higiene e segurança
- Técnicas e equipamentos
- Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS)
- Prevenção e tratamento de situações de emergência
- Relacionamento Interpessoal – 2 Horas
- Conceitos que caracterizam a comunicação.
- Processo comunicacional e seus elementos.
- Leis da comunicação.
- Barreiras comunicacionais.
- Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias.
- Estilos de relacionamento interpessoal.
- O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo.
- Treino assertivo.
- A assertividade e o relacionamento com as crianças e respectivas famílias.
OBJETIVO GERAL
Com o desenvolvimento do curso de Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças pretende-se preparar os profissionais que atuam, no transporte de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de Novembro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Como objetivos específicos, pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de:
- Ao nível da Prevenção Rodoviária:
- Reflectir sobre a problemática da falta de segurança no transporte de crianças
- Compreender o conceito de Transporte Colectivo de Crianças
- Identificar e aplicar as principais obrigações inerentes ao TCC – tacógrafo, raquetes de sinalização, colete retroreflector, vigilante, o veículo e a importância da sua manutenção
- Identificar as principais manobras causadoras de acidentes e aplicar comportamentos que as evitem
- Identificar as fragilidades a que estão sujeitas as crianças e jovens ao assumir o papel de peão e passageiro
- Compreender a importância da sua actividade, na medida em que os seus passageiros – crianças e jovens – requerem atenções especiais
- Necessidade de uma preparação e formação específicas no cumprimento da actividade, de forma a garantir condições de segurança
- As estatísticas dos acidentes de viação
- A necessidade de educação rodoviária
- As manobras associadas ao elevado número de acidentes com vitimas
- A influência da correcta tomada e largada de crianças na segurança das mesmas
- Escolher o sistema de retenção adequado à criança, instalando-o/utilizando-o correctamente e alertando para os riscos inerentes aos airbags
- Reconhecer os principais cuidados a ter na aquisição de um sistema de retenção
- Ao nível da legislação rodoviária:
- Aprender o conceito de transporte colectivo de passageiros
- Identificar os limites máximos de velocidade permitidos por lei
- Compreender as regras de trânsito relativas às manobras de ultrapassagem, mudança de direcção, circulação em rotundas, entroncamentos e cruzamentos, paragem e estacionamento
- Identificar algumas regras especiais de segurança
- Perceber a importância dos procedimentos a seguir no caso de avaria e acidente
- Compreender a obrigatoriedade da habilitação legal para conduzir e os procedimentos de fiscalização legais existentes
- Reconhecer o conjunto de responsabilidades inerentes ao exercício da profissão de motorista de transporte colectivo de passageiros
- Ao nível da Legislação Sobre Transporte Escolar/Crianças:
- Compreender o procedimento a seguir para o licenciamento da actividade de transporte colectivo de crianças
- Identificar os requisitos necessários para o acesso e desenvolvimento da actividade de motorista de transporte colectivo de crianças
- Perceber a importância da obrigação legal de transportar crianças em segurança
- Reconhecer os mecanismos de fiscalização existentes para a actividade de transporte colectivo de crianças
- Compreender o conceito de contra-ordenação e reconhecer as consequências da verificação contra-ordenações no âmbito do transporte colectivo de crianças
- Aprender algumas regras básicas para o transporte colectivo de crianças emanadas pela Direcção Geral de Viação
- Ao nível da Teoria e Prática da Condução:
- Identificar e compreender os principais factores que estão na origem dos acidentes de viação
- Identificar e compreender o funcionamento dos principais elementos de segurança passiva e activa
- Compreender os factores que influenciam as distâncias
- Aplicar o comportamento correcto em caso de acidente
- Comentar casos concretos de condução sugerindo atitudes e comportamentos adequados à situação
- Identificar e utilizar as técnicas de condução defensiva
- Aplicar o comportamento correcto em caso de emergência
- Compreender a importância da saída do veículo em caso de força maior e procedimentos a aplicar nessas situações
- Ao nível dos Aspectos Psicossociológicos da Função de Motorista:
- Descrever as capacidades cognitivas das crianças no que respeita a condutas de segurança rodoviária;
- Reconhecer, explicando a importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo comportamental das crianças;
- Identificar as atitudes e os comportamentos de prevenção adequados às capacidades cognitivas das crianças,
- Explicitar os aspectos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças;
- Descrever os factores que diminuem o tempo de reacção e as atitudes de prevenção de acidentes decorrentes desses factores.
- Ao nível dos Primeiros Socorros:
- Primeiros socorros/socorrista
- Higiene e segurança
- Técnicas e equipamentos
- Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS)
- Prevenção e tratamento de situações de emergência
- Ao nível do Relacionamento Interpessoal:
- Identificar os elementos que compõe o processo comunicacional;
- Descrever as principais leis e as barreiras que ditam e limitam a comunicação;
- Reconhecer, citando os comportamentos que potenciam a criação de um clima empático com os clientes, ou seja, com as crianças e respectivas famílias;
- Distinguir os diferentes estilos de relacionamento interpessoal quanto aos objectivos, comportamentos habituais, causas e consequências a nível laboral;
- Dar respostas assertivas efectuando a análise DEEC (método de Bower para o treino assertivo);
- Explicar o efeito da comunicação assertiva no relacionamento interpessoal com as crianças e famílias;