FIMTCC – Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças

A Mediática – Tecnologias para a Educação, em parceria com a Planeta Informático Lda, promove a Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças, curso reconhecido pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, IP

DESTINATÁRIOS

Indivíduos de ambos os sexos, de reconhecida idoneidade e aptidão física e psicológica, com habilitação legal para conduzir, na categoria na qual pretende ser certificado, e experiência de condução de, pelo menos, dois anos que desempenham ou pretendam vir a desempenhar as funções de motorista de transporte coletivo de crianças.

CERTIFICADOS

Será considerada frequência com aproveitamento sempre que o formando obtenha uma classificação final igual ou superior a 3 valores (numa escala de 1 a 5 valores) e tenha registado uma frequência efetiva igual ou superior a 80% da carga horária total do curso. A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional com uma nota final global resultante da média ponderada da avaliação de cada um dos módulos.

O direito ao certificado implica:

  • A avaliação em todos os módulos;
  • A obtenção de aproveitamento na avaliação contínua;
  • A assiduidade ser igual ou superior a 80% do total de horas da ação de formação;
  • O comportamento adequado.

O Certificado será emitido de acordo com a Portaria nº 474/2010 de 8 de Julho, a qual estabelece o modelo de certificado de formação profissional que, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, aprovado pelo Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de Dezembro, se destina a certificar a conclusão com aproveitamento de uma ação de formação certificada não inserida no Catálogo Nacional de Qualificações.

EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

DIREÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Ana Monteiro

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Helena Ferreira
Dra. Susana Teixeira

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Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças
35 Horas

Prevenção Rodoviária – 10 Horas

  • Principais problemas
  • Comportamentos inadequados
  • Falta de educação cívica
  • Deficiente coordenação nas actividades das várias entidades
  • Insuficiente conhecimento das causas da sinistralidade
  • Insuficiente preparação técnica por parte dos intervenientes no sistema
  • Infra-estrutura rodoviária com deficiências
  • Experiência na condução
  • Formação do candidato a TCC
  • Forma de conduzir
  • Técnica
  • Comportamental
  • Manobras causadoras de acidentes
  • Mudança de via de trânsito
  • Cedência de passagem
  • Ultrapassagem
  • Inversão do sentido de marcha
  • Marcha-atrás
  • Paragem e estacionamento
  • Tomada e largada da criança
  • Recintos e locais devidamente assinalados
  • Sinalização de paragem nos locais específicos
  • Criança peão
  • Criança passageiro
  • Eficiência dos sistemas de retenção
  • Cadeirinha voltada para trás
  • Cadeirinha voltada para a frente
  • Cinto de segurança
  • Cinto de segurança utilizado por um adulto
  • Sistema de retenção
  • Sistema de retenção para criança
  • Cuidados a ter na compra das cadeirinhas
  • Etiqueta de aprovação
  • Experimentar a cadeirinha com a criança no automóvel
  • Cadeiras 0-13 Kg
  • Cadeiras 0-18 Kg
  • Instruções de utilização e limpeza
  • Cadeiras 9-18 Kg
  • Cadeiras 9-36 Kg e 15-36 Kg
  • Acidentes de TCC de 2003 a 2012

Legislação Rodoviária – 4 Horas

  • Transporte colectivo de passageiros
  • Limites de velocidade
  • Cruzamentos, entroncamentos e rotundas
  • Ultrapassagens e mudanças de direcção
  • Paragem e estacionamento
  • Algumas regras especiais de segurança
  • Acidentes e avarias
  • Habilitação legal para conduzir
  • Responsabilidade
  • Procedimentos e fiscalização

Legislação sobre Transporte Escolar/Crianças – 3 Horas

  • Licenciamento da actividade
  • Resquisitos de acesso e desenvolvimento da actividade
  • Segurança no transporte
  • Lotação
  • Cintos de segurança e sistemas de retenção
  • Portas e janelas
  • Tomada e largada de passageiros
  • Fiscalização
  • Contra-ordenações
  • Algumas recomendações da Direcção Geral de Viação

Teoria e Prática da Condução – 7 Horas

  • Acidentes
  • Factores determinantes e factores concorrentes
  • A falha humana como principal factor dominante do acidente
  • Elementos de segurança
  • Passiva e activa
  • Cinto de segurança, air-bag e encosto de cabeça
  • Distâncias – de reacção, de travagem, de paragem e de segurança
  • Principais factores que as influenciam
  • Comportamento em caso de acidente
  • Precauções, sinalização, remoção e alarme
  • Estudo de casos de condução
  • Utilização de técnicas de condução defensiva
  • O comportamento a adoptar pelo condutor em casos de emergência:
  • Falha de travões
  • Rebentamento de um pneu
  • Acelerador preso
  • Quebra de pára-brisas
  • Paragem de emergência
  • Saída do veículo em caso de força maior

Aspectos Psicosociológicos da Função de Motorista – 2 Horas

  • Função do motorista no transporte de crianças.
  • As capacidades das crianças em termos de segurança rodoviária.
  • A importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo referencial de conduta.
  • Especificidade do transporte de crianças – atitudes e comportamentos preventivos.
  • Aspectos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças
  • Estabilidade emocional.
  • Responsabilidade.
  • Capacidade de decisão.
  • Capacidade de resistência à frustração.
  • Competências relacionais e sociais.
  • Motivação para a função de motorista.
  • Atitudes face à segurança rodoviária.
  • Factores que diminuem o tempo de reacção.
  • Álcool, medicamentos e substâncias psicotrópicas.
  • Fadiga.
  • Doenças crónicas.
  • Telemóvel.
  • Ruído das crianças.
  • Estratégias de prevenção de acidentes.
  • Primeiros Socorros – 7 Horas
  • Primeiros socorros/socorrista
  • Higiene e segurança
  • Técnicas e equipamentos
  • Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS)
  • Prevenção e tratamento de situações de emergência
  • Relacionamento Interpessoal – 2 Horas
  • Conceitos que caracterizam a comunicação.
  • Processo comunicacional e seus elementos.
  • Leis da comunicação.
  • Barreiras comunicacionais.
  • Comportamentos que favorecem a comunicação com as crianças e famílias.
  • Estilos de relacionamento interpessoal.
  • O agressivo, o passivo, o manipulador e o assertivo.
  • Treino assertivo.
  • A assertividade e o relacionamento com as crianças e respectivas famílias.

OBJETIVO GERAL

Com o desenvolvimento do curso de Formação Inicial de Motoristas de Transporte Coletivo de Crianças pretende-se preparar os profissionais que atuam, no transporte de crianças, enquanto atividade principal ou acessória, para a prática da atividade de transporte coletivo de crianças segundo os requisitos definidos pela Lei n.º 13/2006 de 17 de Abril e pela Portaria n.º 1350/2006 de 27 de Novembro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Como objetivos específicos, pretende-se que no final da ação de formação os formandos sejam capazes de:

  • Ao nível da Prevenção Rodoviária:
  • Reflectir sobre a problemática da falta de segurança no transporte de crianças
  • Compreender o conceito de Transporte Colectivo de Crianças
  • Identificar e aplicar as principais obrigações inerentes ao TCC – tacógrafo, raquetes de sinalização, colete retroreflector, vigilante, o veículo e a importância da sua manutenção
  • Identificar as principais manobras causadoras de acidentes e aplicar comportamentos que as evitem
  • Identificar as fragilidades a que estão sujeitas as crianças e jovens ao assumir o papel de peão e passageiro
  • Compreender a importância da sua actividade, na medida em que os seus passageiros – crianças e jovens – requerem atenções especiais
  • Necessidade de uma preparação e formação específicas no cumprimento da actividade, de forma a garantir condições de segurança
  • As estatísticas dos acidentes de viação
  • A necessidade de educação rodoviária
  • As manobras associadas ao elevado número de acidentes com vitimas
  • A influência da correcta tomada e largada de crianças na segurança das mesmas
  • Escolher o sistema de retenção adequado à criança, instalando-o/utilizando-o correctamente e alertando para os riscos inerentes aos airbags
  • Reconhecer os principais cuidados a ter na aquisição de um sistema de retenção
  • Ao nível da legislação rodoviária:
  • Aprender o conceito de transporte colectivo de passageiros
  • Identificar os limites máximos de velocidade permitidos por lei
  • Compreender as regras de trânsito relativas às manobras de ultrapassagem, mudança de direcção, circulação em rotundas, entroncamentos e cruzamentos, paragem e estacionamento
  • Identificar algumas regras especiais de segurança
  • Perceber a importância dos procedimentos a seguir no caso de avaria e acidente
  • Compreender a obrigatoriedade da habilitação legal para conduzir e os procedimentos de fiscalização legais existentes
  • Reconhecer o conjunto de responsabilidades inerentes ao exercício da profissão de motorista de transporte colectivo de passageiros
  • Ao nível da Legislação Sobre Transporte Escolar/Crianças:
  • Compreender o procedimento a seguir para o licenciamento da actividade de transporte colectivo de crianças
  • Identificar os requisitos necessários para o acesso e desenvolvimento da actividade de motorista de transporte colectivo de crianças
  • Perceber a importância da obrigação legal de transportar crianças em segurança
  • Reconhecer os mecanismos de fiscalização existentes para a actividade de transporte colectivo de crianças
  • Compreender o conceito de contra-ordenação e reconhecer as consequências da verificação contra-ordenações no âmbito do transporte colectivo de crianças
  • Aprender algumas regras básicas para o transporte colectivo de crianças emanadas pela Direcção Geral de Viação
  • Ao nível da Teoria e Prática da Condução:
  • Identificar e compreender os principais factores que estão na origem dos acidentes de viação
  • Identificar e compreender o funcionamento dos principais elementos de segurança passiva e activa
  • Compreender os factores que influenciam as distâncias
  • Aplicar o comportamento correcto em caso de acidente
  • Comentar casos concretos de condução sugerindo atitudes e comportamentos adequados à situação
  • Identificar e utilizar as técnicas de condução defensiva
  • Aplicar o comportamento correcto em caso de emergência
  • Compreender a importância da saída do veículo em caso de força maior e procedimentos a aplicar nessas situações
  • Ao nível dos Aspectos Psicossociológicos da Função de Motorista:
  • Descrever as capacidades cognitivas das crianças no que respeita a condutas de segurança rodoviária;
  • Reconhecer, explicando a importância e a responsabilidade do papel do motorista enquanto modelo comportamental das crianças;
  • Identificar as atitudes e os comportamentos de prevenção adequados às capacidades cognitivas das crianças,
  • Explicitar os aspectos pessoais que influenciam a condução e o transporte de crianças;
  • Descrever os factores que diminuem o tempo de reacção e as atitudes de prevenção de acidentes decorrentes desses factores.
  • Ao nível dos Primeiros Socorros:
  • Primeiros socorros/socorrista
  • Higiene e segurança
  • Técnicas e equipamentos
  • Noções de suporte básico de vida (SBV) e posição lateral de segurança (PLS)
  • Prevenção e tratamento de situações de emergência
  • Ao nível do Relacionamento Interpessoal:
  • Identificar os elementos que compõe o processo comunicacional;
  • Descrever as principais leis e as barreiras que ditam e limitam a comunicação;
  • Reconhecer, citando os comportamentos que potenciam a criação de um clima empático com os clientes, ou seja, com as crianças e respectivas famílias;
  • Distinguir os diferentes estilos de relacionamento interpessoal quanto aos objectivos, comportamentos habituais, causas e consequências a nível laboral;
  • Dar respostas assertivas efectuando a análise DEEC (método de Bower para o treino assertivo);
  • Explicar o efeito da comunicação assertiva no relacionamento interpessoal com as crianças e famílias;

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Inscrito: 0 estudantes
Duração: 35 Horas
Sessões de Formação: 1